quinta-feira, 10 de março de 2011

ATITUDE MENTAL NA VIDA DIÁRIA

O professor José Herculano Pires elaborou um interessante roteiro para que nos conduzamos, no dia-a-dia, de uma forma equilibrada:

1. Ao acordar, diga a si mesmo: Deus me concede mais um dia de experiências e aprendizado. É fazendo que se aprende. Vou aproveitá-lo. (Repita isso várias vezes, procurando manter essas palavras na memória.)

2. Ligue-se a pensamentos bons e alegres. Repila as más idéias. Compreenda que você nasceu para ser bom e normal. As más idéias e as más tendências existem para você vencê-las, nunca para se entregar.

3. Mude a maneira de encarar os semelhantes. Na essência somos todos iguais. Se alguém está irritado, não entre em sua irritação. Trate-o com bondade. Ajude-o que também será ajudado.

4. Vigie seus sentimentos, pensamentos e palavras nas relações com os outros. O que damos recebemos de volta.

5. Não se considere vítima. Você pode estar sendo o algoz sem perceber. Pense nisso constantemente para melhorar suas relações com os outros. Viver é permutar. Examine o que você troca com os outros.

6. Ao sentir-se abatido, não entre nesse astral. É difícil sair dele. Lembre-se de que seus males são passageiros, mas se você os alimentar eles durarão. É você que sustenta seus males. Cuidado com isso!

7. Freqüente a instituição com que se sintoniza. Não fique pulando de uma para outra. Quem não tem constância nada consegue.

8. Se você ouve vozes, não dê atenção. Reflita simplesmente: Não tenho tempo a perder.

9. Se você tem visões, sente toques ou arrepios, não dê atenção, nem se assuste com esses efeitos físicos. Leia diariamente, de manhã e à noite, ao deitar-se, um trecho de “O Evangelho segundo o Espiritismo” e medite sobre o que leu. Abra o livro ao acaso. Neutralize influências negativas com o poder de sua vontade.

10. Reformule o conceito de si mesmo. Você não é um pobrezinho abandonado no mundo. Os próprios vermes são protegidos por leis naturais. Estabeleça pouco a pouco o controle de si mesmo, com paciência e confiança. Você não depende dos outros. Depende de sua mente. Mantenha-a arejada.

11. Estude as obras de Allan Kardec.

6 comentários:

  1. Gostei muito .... estava precisando!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo...eu estava precisando tanto...me fez diferença....Obrigada!!!!! bjs....

    ResponderExcluir
  3. Òtimo acho que todos deveriam fazer essa reflexão diária, passei há ser membro agora e já estou adorando.......tenho muitos problemas e acho que é de carater espiritual, preciso realmente de ajuda!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. todos devemos refletir essas palavras,nos ajudam muito nas nossas atitudes!

    ResponderExcluir
  5. Tudo que ajuda fortalecer o pensamento no bem, nos ajuda sempre. Bom recurso.

    ResponderExcluir